BEM VINDO AO BLOG DA E-MILITAR STORE!

Blog

Jogos de videogame para militares

Sempre comentamos aqui no blog da E-Militar sobre o cotidiano árduo e os treinamentos dos militares, sempre repleto de muitos desafios e técnicas de combate.

E para se aprofundar ainda mais neste universo, alguns jogos de videogame também são utilizados para proporcionar adaptação e práticas a todo um efetivo.

Para se ter uma ideia do quanto o uso de jogos de videogame para militares é algo comum, China e Estados Unidos já declararam o uso desses games no treinamento de seus soldados.

Parece que a cultura do uso de videogame em treinamento militar se deu com o lançamento do jogo Doom, em 1993. O sucesso foi tão grande que estima-se que Doom tenha sido jogado por mais de 15 milhões de pessoas.

Foi então que os militares dos Estados Unidos passaram a utilizar algumas formas e conceitos do jogo para aprimorar os treinamentos. Inclusive, o realismo que os atuais jogos proporcionam, com excelentes gráficos e imagens em alta definição, tem possibilitado ainda mais a realização de treinamento para militares.

Claro, a melhor parte é aliar trabalho com diversão e, sem dúvida, muitos militares em seus dias de folga adoram aproveitar o tempo para jogar videogame.

Alguns dos melhores jogos de videogame para militares

Apesar de muitos exércitos já admitirem o uso de jogos de videogame, mesmo com bastante adrenalina e realismo, esses jogos jamais substituem o treinamento verdadeiro que todo militar deve passar para poder se preparar para o trabalho em campo.

Os ambientes e cenários de videogame para militares, principalmente os mais modernos, conseguem transmitir um pouco daquele ambiente hostil das missões que os soldados precisam enfrentar na vida real. Inclusive, o exército norte-americano é tão adepto dos jogos de videogame que com frequência buscam novas tecnologias para que possam integrá-las dentro dos programas de treinamento virtual para militares.

Outro ponto positivo, é que o uso desses simuladores pelas corporações com o intuito de treinar militares, também se mostra um investimento eficiente para poder ensinar ações táticas, além de ser também barato.

Confira agora alguns dos melhores jogos de videogame para militares: 

  • Call of Duty: Advanced Warfare (PC, PS3, PS4, 360, Xbox One)
  • Counter-Strike
  • Metal Gear Solid V: Ground Zero
  • Sniper Elite III
  • Killzone Shadow Fall (PS4)
  • Titanfall (PC, 360, Xbox One)
  • Battlefield 4 (PC, PS3, PS4, 360, Xbox One)

De acordo com depoimentos de militares, os jogos de videogame e os simuladores auxiliam na coordenação, melhoram o campo de visão e deixam os soldados mais preparados.

 America’s Army

americas-army

Foi na década de 90 que o exército americano passou por algumas dificuldades com o recrutamento de soldados. Como eles não estavam conseguindo atingir suas metas, notaram que os jogos de videogame para militares poderiam ajudar na sensibilização de jovens.

Foi então que eles criaram o America’s Army, com o intuito de mostrar como seria a experiência de um soldado de maneira bastante envolvente e informativa.

Eles queriam não somente sensibilizar os jovens para que se transformassem em futuros soldados, mas também deixá-los mais familiarizados com o cotidiano do exército.

Essas tecnologias se tornaram tão atrativas que atualmente não apenas os Estados Unidos fazem uso delas, mas também países da Ásia, Austrália e Europa também estão investindo em simuladores e jogos de videogame.

Dica para jogar online

Outra opção é jogar online de forma gratuita e o site Poki.com.br conta com diversos jogos de videogame para militares, com diferentes objetivos: guerras, controle de soldados, atirar com bazucas, cavar trincheiras, entre outros. Todos com cenários bastante realistas e que garantem muita diversão.

Clique aqui para jogar.

E você, qual jogo de videogame militar gosta mais? Compartilhe aqui com a gente e confira outros textos no blog da E-Militar.

Exercícios físicos de treinamento militar

Sabemos que a rotina de um militar é cheia de desafios, e ele precisa estar sempre bem preparado, tanto mentalmente quanto fisicamente e, por isso, manter o corpo em forma é mais um dos requisitos.

Existem muitos exercícios físicos de treinamento militar para ganhar massa muscular, mas a alimentação também conta muito nessa jornada. É bastante comum observamos soldados e militares sempre com o corpo em dia, braços, bíceps e abdômen com excelente forma física, e tudo isso é resultado de treinamento constante.

Grande parte desses profissionais mantém rotinas quase que diárias de atividades físicas em academias, com foco em treino de musculação e força. Na parte aeróbica, também importante para promover o bom condicionamento físico do militar, uma das atividades preferidas pelos soldados, inclusive pelo exército brasileiro, é a corrida.

E por falar em exército, apesar das academias serem de fato o melhor lugar para se ganhar massa, devido aos aparelhos de alta tecnologia, o treinamento do Exército e das Forças Armadas sempre privilegiou o treino onde se usa o peso corporal do próprio corpo. Inclusive, alguns treinamentos atuais, e que também estão sendo utilizados por militares para ganho de massa muscular é o crossfit.

Trata-se de um programa de treinamento de força e condicionamento físico com foco em movimentos funcionais. São exercícios de alta intensidade e com diversas variações, sendo que eles se baseiam geralmente em três tipos:

  • Ginástica olímpica
  • Condicionamento
  • Levantamento de peso olímpico

Sem dúvida, esse tipo de treinamento tem sido bastante utilizado por militares, e tem sido um dos preferidos do momento para ganhar massa muscular e deixar o corpo em forma, principalmente por ser uma atividade bem completa, onde reúne resistência cardiovascular, flexibilidade, resistência muscular, entre outros.

Como ganhar massa muscular

Para quem está começando a carreira militar e quer melhorar seu condicionamento físico e ganhar massa muscular, é preciso compreender a importância dos quatro elementos que ajudarão você a conquistar esse objetivo:

  • Treino específico
  • Dieta especializada
  • Suplementação
  • Descanso

Veja, esses são os quatro elementos principais que você precisa seguir para poder ganhar massa muscular. Fora isso, é importante ressaltar o seu foco e atenção dentro da academia. Converse com o personal trainer e fale sobre seus objetivos a médio e longo prazo. O ideal é que cada dia seja dedicado para determinados grupos muscular, sempre procurando evoluir a cada treino.

Jamais permaneça mais de 30 dias com o mesmo treino, pois esse é um dos principais erros na hora de ganhar massa muscular.

Além disso, sua alimentação também precisa ser rica em proteínas e gorduras boas, fazendo controle dos carboidratos. Porém, o ideal é que você agende uma consulta com um nutricionista para que ele possa montar um cardápio individualizado, pois cada organismo funciona de uma forma distinta.

Tipos de Exercícios de peso corporal – Treinamento Militar

  • Membros Superiores (Braços, Peito, Ombros)
  • Barras
  • Flexões
  • Barras invertidas
  • Membros Inferiores (Panturrilhas, Pernas, Glúteos)
  • Elevações de panturrilha
  • Agachamentos com variações
  • Marchas para glúteos
  • Ponte para glúteos
  • Músculos Centrais (Abdominais)
  • Abdominais invertidos

 Importância do alongamento

Antes e depois de treinar, lembre-se da importância do alongamento, pois ele permite um melhor desempenho, além de reduzir dores e o risco de lesões.

Fora isso, o alongamento ainda aumenta o fluxo sanguíneo e melhora sua performance.

Alongamentos dinâmicos que podem ser usados depois do treinamento militar:

  • Giro do pescoço para cima, para baixo e para os lados
  • Giro do tronco
  • Balanço de pernas quatro-lados
  • Rotações do tronco
  • Flexionar joelhos puxando os pés para trás, com ajuda das mãos

Confira neste vídeo os principais exercícios físicos de treinamento militar para ganho de massa muscular

Mais o ideal é procurar profissionais especialistas que vão te auxiliar na conquistar bons resultados nos treinos e também dar segurança na hora da escolha da alimentação e dos métodos de exercício. Lembre-se, o primordial sempre será a sua saúde e além disso, cada indivíduo tem um desempenho único e é por isso que apenas um profissional especialista poderá determinar as melhores técnicas para seu treino.

E você, tem treinado pesado na academia? Conte para nós aqui nos comentários e compartilhe um pouco de sua rotina saudável!

História das armas – F-22 Raptor

f22

Ele foi projetado para dominar os céus no século 21, transformando-se em uma potente arma de combate, estamos falando do F-22 Raptor, um caça de quinta geração que tem capacidade de pós-combustão.

Estima-se que seu custo por unidade seja de 159.9 milhões de dólares, sendo que o Government Accountability Office dos Estados Unidos avalia em 361 milhões de dólares o valor para venda.

Sem dúvida o F-22 Raptor se transformou em um verdadeiro ícone do poder bélico aéreo dos Estados Unidos. Quando o assunto é História das Armas, esse é sem dúvida um grande destaque em combates aéreos.

Foram 15 anos de desenvolvimento do projeto pela Lockheed Martin. Fabricado nos Estados Unidos, o dia de glória do F-22 Raptor ocorreu em 2014, mais precisamente em setembro, quando aconteceu o bombardeio dos Estados Unidos contra o Estado Islâmico, na Síria.

Esse foi o chamado “batismo de fogo” de uma das armas aéreas mais impressionantes da história. Apesar do projeto ter foco principalmente em combates aéreos, devido ao design arrojado do F-22 Raptor, ele também pode ser utilizado para combates em terra.

Hoje o F-22 Raptor é considerado o melhor caça do mundo, considerado o avião do século 21, totalmente revolucionário nos seus recursos e esta é uma diferença chave, pois domínio aéreo representa superioridade, em uma escala ainda mais grandiosa e com tremenda capacidade de combate.

Apesar de ter cumprido sua missão com êxito durante o ataque ao Estado Islâmico, o F-22 Raptor deixou de ser produzido e seu projeto está parado desde 2011. Porém, a Força Aérea dos Estados Unidos visa voltar com a produção da arma de quinta geração, principalmente devido ao forte desenvolvimento no poder bélico de países como China e Rússia.

Características do F-22 Raptor

  • Motor dual com capacidade de pós-combustão
  • Caça de quinta geração
  • Agilidade e força
  • Discrição – stealth (sistema que não deixa o avião ser detectado por radares)
  • Excelente capacidade sensorial
  • Pressão máxima de 35.000 lbf por motor
  • Conta com velocidade máxima estimada em Mach 1,82 em modo supercruise (sem armas)
  • Quando em pós-combustão, pode ter velocidade superior a Mach 2,0 (1.317 km / h, 2,120 kmh)
  • Pode exceder os limites de velocidade, principalmente em baixas altitudes
  • 8 tanques de combustível
  • Alcance de travessia de 3219 km

A grandiosidade do F-22 não acaba por aí, uma vez que ele pode ainda comportar até quatro tanques de combustíveis externos nos cabides sob as asas. Fora isso, ele ainda conta com uma arma secundária que utiliza um canhão M61A2 Vulcan de 20mm com 480 projéteis. Atualmente, estima-se que os Estados Unidos ainda possuam cerca de 187 F-22.

Em seu armamento principal, o caça pode levar até dois mísseis de curto alcance AIM-9, e até seis mísseis de médio e longo alcance. Voar durante longos períodos em extrema velocidade sem pós-combustor, sendo assim o avião de caça mais manobrável, deixando os pilotos praticamente sem limites quando o assunto é atacar o inimigo.

O F-22 Raptor é ainda poderoso para identificar de forma precisa a localização do alvo, sendo também capas de rastrear alvos com pequena assinatura de radar.

E você deve estar se perguntando, e como fica o piloto quando o F-22 Raptor precisa entrar em ação? Mas isso também foi pensado de forma estratégica, pois o avião conta com um assento ejetável bastante eficiente, podendo literalmente arremessar o piloto em uma velocidade máxima de 1111 km/h.

E aí, gostou de conhecer um pouco deste potente avião de caça? Conheça outros tipos de armamentos em nossa série especial História das Armas, somente aqui no blog da E-Militar.

Tecnologias: elas foram inventadas para a guerra, mas hoje fazem parte do nosso dia a dia

2612b

Talvez a gente nunca entenda o real motivo das guerras, mas uma coisa que não podemos negar, é a contribuição em avanços tecnológicos que a guerra nos trouxe.

Inclusive, muitos desses aparelhos estão neste momento dentro de nossas casas, e muitos delas nos ajudam nas tarefas do dia a dia e na rotina do militar.

Vamos conhecer algumas dessas invenções utilizadas em guerras e que hoje fazem parte do nosso cotidiano.

Internet

Olha que curioso, hoje a gente usa a World Wide Web para tudo: se divertir, conversar, pagar contas, postar artigos, pesquisar, trabalhar… Mas foi para se comunicar durante a Guerra Fria que a agência militar ARPA conseguiu criar a ARPANET, que nada mais era do que a internet tão conhecida por nós nos dias de hoje.

A ideia dos Estados Unidos era conseguir um meio de comunicação e de armazenamento de dados, que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeada.

GPS

Nada melhor do que poder acionar o GPS quando estamos meio perdidos, ou até mesmo quando não fazemos a mínima ideia de onde fica aquela rua.

Muito utilizados atualmente em smartphones, o GPS foi desenvolvido em meio a projetos que tinham como objetivo o uso em guerras e combates.

Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, sistemas como Decca Navigator e LORAN foram bastante utilizados, sendo que, mais tarde, esses sistemas sofreram o que podemos chamar de update, originando assim o GPS que tanto nos ajuda.

Câmeras digitais

Se hoje você tira sua selfie de modo prático e divertido, saiba que o início dessa tecnologia que gerou as câmeras digitais ocorreu devido aos satélites espiões que eram enviados para a órbita terrestre, nos anos 50.

Esses satélites eram equipados com super câmeras que tinha a missão de capturar imagens de territórios inimigos, assim como identificar o desenvolvimento de determinadas regiões.

Porém, como sabemos, antes do advento das câmeras digitais, as imagens eram capturadas através dos filmes, sendo que nessas missões com os satélites espiões, recuperar o filme fotográfico era muito trabalhoso, sendo que algumas vezes todo o material se perdia.

O fim desse problema veio em 1976, quando a NASA lançou o satélite KH-1 “Kennan”, equipado com uma câmera óptico-elétrica capaz de transmitir as imagens em formatos digitais.

 Serviço de ambulâncias

Cuidar da saúde física dos soldados não era uma tarefa relativamente fácil no fim do século 15. Pensando nisso, o exército espanhol idealizou uma estratégia para poder cuidar de seus soldados. Foi então que em 1489 ocorreu o primeiro registro desse tipo de veículo, concedido pela rainha espanhola Isabella I.

Conhecemos atualmente o serviço de ambulâncias como carros que precisam correr o mais rápido possível para poder salvar vidas. Mas imagine em 1793, quando veículos de duas ou quatro rodas eram puxados por cavalos. Eles tinham a missão de entrar nos campos de batalha para, assim, realizar o atendimento aos soldados.

Forno de micro-ondas

Se tem uma invenção que praticamente todo mundo acha bastante útil é o forno micro-ondas. Mas o que muitos não sabem é que esse aparelho tão popular em nossas casas foi desenvolvido em 1945 por Percy Spencer, um engenheiro americano que trabalhava com tecnologia de radares. A especialidade de Spencer era atuar na criação de peças que gerassem ondas eletromagnéticas

Certa vez, em um de seus testes, o engenheiro notou que uma barra de chocolates que estava em seu bolso havia derretido, observando assim que havia sido devido ao micro-ondas. Ele continuou firme nas pesquisas e testes, sendo que, para nossa surpresa, a pipoca foi o primeiro alimento a ser preparado no aparelho.

Computadores

Assim como a internet, hoje a gente não faz praticamente nada sem o auxílio dessas máquinas incríveis e tão uteis nos dias atuais.

ENIAC, era o nome dele, isso mesmo! O primeiro computador eletrônico do mundo, cujo projeto foi finalizado em 1946. Foi também na Segunda Guerra Mundial que se deu origem aos computadores, incentivado pelo governo dos Estados Unidos.

Na época, uma das maiores utilidades do computador foi no desenvolvimento da bomba de hidrogênio, testada pelo país em 1952.

Gostou de conhecer um pouco dos principais aparelhos e tecnologias inventadas durante a guerra e que hoje nos ajudam tanto? Confira outros artigos e curiosidades no blog da E-Militar.

Tropas de Elite – COE Bahia

1912

Através da nossa série especial Tropas de Elite, estamos fazendo um verdadeiro mergulho na rotina dos grupos mais bem preparados para atender e lidar com as dificuldades da vida em sociedade. Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre o COE Bahia.

O COE – Centro de Operações Especiais da Polícia Civil do Estado da Bahia é uma unidade especializada da Polícia Civil, e que atua no apoio operacional, sempre em que as demais unidades policiais necessitam.

Essa tropa de elite atende desde ocorrências para combater situações violentas de criminalidade, diligências, assim como também cabe o COE proporcionar apoio no combate ao crime organizado, assaltos a banco, formação de quadrilhas, sequestros, entre outros.

Uma das características do COE é ser reconhecida pelo preparo profissional, mental e físico dos soldados para atuar nas situações de risco. Tanto que esta tropa de elite está sempre presente nos principais telejornais do estado da Bahia.

Como é o treinamento do COE Bahia?

 Com muita disciplina, dedicação e eficiência, esses soldados são treinados para nunca falhar. Aliás, essas são algumas das palavras de ordem para esses militares que jamais podem brincar em serviço.

Treinar para descer de uma enorme parede através de uma corda, técnicas táticas, força, progressão em área de risco, uso diferenciado da força e tecnologia menos letal, treinamento com tiro, combate em ambiente confinado, entre muitos outros. Tudo isso faz parte do treinamento do COE Bahia.

Cabe a esses policiais agirem apenas em missões especiais, uma vez que eles são a verdadeira tropa de elite de segurança do estado. A equipe do COE Bahia é composta aproximadamente por 40 homens, sendo que 7 deles fazem parte da Força Nacional de Segurança Pública.

Geralmente, o treinamento do COE Bahia é realizado em pelo menos três semanas, onde os soldados participam de diversas atividades, não somente de força e treinamento tático, como também para aprimorar conhecimentos, sempre se apropriando de recursos pedagógicos da Polícia Civil.

Diariamente, eles treinam técnicas e estratégias que são colocadas em práticas nas situações que envolvem perigo no dia a dia.

Quem pode participar e entrar para o COE Bahia?

Para entrar para o do COE Bahia é necessário já fazer parte do quadro da PCBA. É necessário se candidatar de forma voluntária para participar do treinamento, sendo que alguns podem ser desligados por apresentarem dificuldades técnicas, ou até mesmo quando eles não aguentam e precisam “pedir pra sair”.

O trabalho dessa tropa de elite é sempre acompanhado por muito estresse e alto risco, e é exatamente por isso que eles exigem ao máximo do militar durante o treinamento.

A rotina deles é treinar, operar e voltar a treinar, tudo para manter sempre o alto nível de exigência nas operações e missões.

Divisão do COE Bahia

A companhia é dividida em três grupos, esquadrão antibomba, intervenções táticas e atiradores de elite, que trabalham com fuzil de precisão alemã. Para se ter uma ideia do nível de exigência, os atiradores do COE Bahia precisam ser precisos no tiro em uma distância de 100 metros.

Curiosidades

  • Os conceitos de alguns batalhões especiais, como os que são aplicados no COE Bahia, por exemplo, estão sendo aplicados em palestras motivacionais para sensibilizar empresários e pessoas do mundo corporativo em geral, assim como jovens e estudantes. A ideia dessa mensagem é propagar que metas e objetivos, independente do setor, podem ser alcançados através de missões transformadoras.
  • Alguns dos militares do COE Bahia chegaram a atuar em importantes missões, como foi o caso da ocupação do Complexo do Alemão.

Quer conhecer um pouco mais sobre outras tropas de elite? Confira nossos demais textos da série especial e compartilhe!

 

 

 

Mulheres no Airsoft

1212

As mulheres com sua força, personalidade e poder de decisão, combinam e muito com o Airsoft, um esporte cada vez mais popular no Brasil, e que tem o objetivo de simular combates.

Vestidas com roupas similares aos uniformes do exército, óculos, coturnos, luvas, armas e munição, elas entram em campo com todo o seu poder e jogam pra valer! Nada de sexo frágil, as mulheres no Airsoft estão cada vez mais fortes e o número de adeptas não para de subir.

Com esse cenário em mente, a gente pode até pensar que estamos falando de soldados femininos se preparando para a guerra. Mas o “massacre” acontece mesmo, geralmente, em galpões abandonados, onde grupos praticantes de Airsoft simulam batalhas com foco na honra e competitividade de cada um dos integrantes.

Muito popular já entre os homens, as mulheres agora estão dominando o Airsoft, e mostram que entendem muito bem de batalhas, armas e simulações, que podem ser desde resgates de reféns à invasão de território inimigo.

Simulações militares e muita tática

No Airsoft, cada equipe de mulheres tem a sua tática, particularidade e jeito de jogar. Cada partida tem um objetivo: pode ser capturar bandeira em território inimigo, implantar uma bomba ou até mesmo fazer o transporte de pessoas.

Porém, o mais importante é estar atenta a todos os detalhes, e isso as mulheres sabem muito bem. Durante o jogo, elas precisam se unir e programar toda a parte tática, ter uma estratégia para poder fazer a diferença.

O mais interessante de observar as mulheres no Airsoft, é que muitas das praticantes relatam que se apaixonaram pelo esporte devido à simulação de batalhas e a similaridade que as armas de Airsoft tem com os armamentos de verdade.

Adrenalina, sistema de combate, tática, progressão… Sempre com o intuito de cumprir a missão. Tudo isso tem proporcionado um grande interesse para que as mulheres invistam no Airsoft e, prova disso, são alguns encontros e grupos de mulheres na internet que marcam e se reúnem para jogar.

Receios na hora do jogo

Para que as mulheres possam jogar Airsoft de forma mais tranquila, assim como os homens, é essencial que elas utilizem os equipamentos de segurança. Até porque, o corpo feminino é muito mais delicado e pode sofrer mais durante o combate.

Algumas mulheres praticantes de Airsoft contam que, a escolha da vestimenta e dos artigos de proteção, depende geralmente do tamanho do campo onde será o jogo. Se for um lugar pequeno, por exemplo, alguns optam por usar mais uma calça por baixo do uniforme para aumentar a proteção, evitando assim hematomas e marcas roxas na pele.

Apesar da munição das armas de Airsoft serem bolinhas de plástico, devido à pressão da arma, elas podem machucar e, por isso, para que você possa praticar de forma segura, é importante investir nos equipamentos de segurança. Conheça alguns deles:

  • Botas
  • Luvas
  • Óculos
  • Armas
  • Capacetes
  • Coletes
  • Cinto tático
  • Joelheiras

Se você é mulher e ficou interessada em iniciar no Airsoft, saiba que esses equipamentos que mencionamos anteriormente são alguns dos principais para praticar o esporte de forma mais segura.

Aqui no Brasil, o Airsoft começou a ganhar destaque há aproximadamente 10 anos, e é um esporte regulamentado pelo Exército Brasileiro. Para praticar, é preciso ser maior de 18 anos e estar disposta a enfrentar batalhas emocionantes e com muita adrenalina. E isso as mulheres adoram, não é mesmo?

Bastante praticado na década de 70, o Airsoft se originou no Japão e foi conquistando jogadores do mundo inteiro. O esporte se tornou tão estimado que há competições anuais, como é o caso da Operação Irene, realizada nos Estados Unidos.

Onde comprar equipamentos para a prática de Airsoft?

Na loja virtual da E-Militar, você encontra os principais equipamentos para a prática de Airsoft. A loja virtual entrega em todo Brasil.

E se você é moradora de Belo Horizonte, pode aproveitar para visitar a loja física da E-Militar, localizada no bairro Calafate, na rua Campos Sales, número 496.

E você, já é uma mulher praticante de Airsoft? Então deixe aqui nos comentários um pouco da sua experiência neste esporte tão emocionante.

 

Tropas de Elite – Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (COMANF)

2111b

Eles são treinados para encarar e conhecer muito bem a profundidade do mar. Os militares dos Comandos Anfíbios, COMANF, fazem parte da tropa de elite do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, da Marinha Brasileira.

Os fuzileiros navais precisam enfrentar situações extremas, e são vistos por alguns como uma das a melhores tropas de elite do país. Eles são soldados bem preparados, treinados para operações especiais e isso inclui até aulas de MMA.

Com sede no Rio de Janeiro, o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, da Marinha Brasileira, surgiu na década de 70, mais precisamente no dia 9 de setembro de 1971.

O grande objetivo dessa tropa de elite da Marinha do Brasil é colaborar com o poder naval, realizando missões de reconhecimento, atuando em resgate de reféns, ações de comando, ações de retomada de instalações e inteligência, entre outros.

Um tanque tático determina o tipo de salto; água profunda, rasa ou em chamas, ou água com detritos… Eles precisam saber de tudo, porque nada pode falhar com os militares dos Comandos Anfíbios.

Como é o treinamento?

Com treinamentos anuais espalhados em diversos estados do país, os soldados que querem fazer parte do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais precisam superar seus limites físicos e psicológicos o tempo todo.

O objetivo do treinamento dos militares do COMANF é aperfeiçoar suas técnicas para alcançar a precisão. Além disso, eles são testados o tempo todo para que possam combater em locais de diferentes climas e ambientes.

E para alcançar o nível de exigência dessa tropa de elite, muitas vezes eles realizam cursos no exterior para aprimorar o trabalho dentro da corporação.

 Os soldados aprendem sobre: 

  • Sobrevivência na selva
  • Tanque tático, onde são treinados para nadar, boiar e atuar com o armamento dentro da água.
  • Defesa pessoal
  • Artes marciais
  • Orientação com mapa e bússola
  • Natação
  • Montanhismo
  • Legislação militar
  • Guerrilha urbana: táticas de combate em ambiente urbano

 Como é possível entrar para o COMANF?

 Podem fazer parte do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais – COMANF – apenas sargentos, oficiais e cabos aprovados para o curso, que tem duração de 6 meses, onde serão ministradas diversas disciplinas, como:

  • Patrulha
  • Artefatos explosivos
  • Combate em áreas urbanas
  • Técnicas de sobrevivência no mar e em terra
  • Inteligência
  • Reconhecimento avançado
  • Entre muitas outras

O curso começa firme e já exigindo que os alunos carreguem uma mochila com 30 quilos, além de fuzil que pesa aproximadamente 4,5 quilos. Para se alimentar, eles precisam carregar pacotes de ração para pelo menos um dia, além de baterias para rádio comunicadores e água.

É importante ressaltar que o curso é intenso, e os soldados só tem folgas nas primeiras semanas, sendo que as mesmas vão diminuindo durante o treinamento.

Depois de formados, alguns soldados podem optar por se aprimorar em cursos específicos, como paraquedista militar, Curso de DOMPSA, Curso Avançado de Montanhismo, entre outros.

Curiosidades

Durante o treinamento, os soldados também aprendem técnicas de camuflagem, e depois de formados, esses soldados serão reconhecidos como “caçadores”.

Os caçadores são os soldados que tem a missão de se infiltrar, sempre em dupla. E, de fato, ao se caracterizarem, os soldados se tornam muito difíceis de serem identificados.

Tudo isso auxilia o trabalho todo da equipe, impedindo inclusive que o progresso do inimigo continue. É um processo camuflagem realizado pelos caçadores é bastante produtivo para toda a força armada.

Quer conhecer um pouco mais sobre outras tropas de elite? Confira a série especial que a E-Militar preparou para os leitores do blog!

 

 

Exoesqueleto, uma grande tecnologia para os militares

2811b

Muito provavelmente você viu na abertura da Copa do Mundo de 2014 quando um jovem paraplégico conseguiu, com a ajuda de um exoesqueleto, chutar a bola em cerimônia que dava início ao mundial.

No campo militar é onde os exoesqueletos tem grande repercussão, uma vez que essa tecnologia veio para favorecer os militares, aumentando a força e a capacidade física.

Para que você compreenda melhor, vamos explicar primeiramente o que é um exoesqueleto. A palavra significa esqueleto externo, e foi desenvolvido através de tecnologia robótica, permitindo o controle pelos seres humanos.

A DARPA – Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa – foi quem iniciou, em 2001, a confecção de um exoesqueleto militar diferente, denominado de Warrior Web. O desenvolvimento do exoesqueleto tinha o objetivo de apoiar os soldados do exército americano.

Trata-se de uma espécie de armadura para proporcionar mais proteção aos militares, e ainda aumentar sua força muscular, facilitando inclusive o carregamento de equipamentos.

Engana-se quem imagina um verdadeiro “homem de ferro” no campo de batalha. De fato, a função do exoesqueleto militar ajudar a fazer muito menos esforço ao carregar equipamentos pesados por muito tempo.

A tecnologia apresenta uma roupa transparente, oferecendo mais conforto de acordo com as fardas utilizadas pelos militares. Alguns objetos de proteção são incorporados no exoesqueleto para minimizar os danos em pontos mais propensos à contusão, como é o caso dos joelhos e tornozelos.

Sabemos o quanto isso pode vir a apoiar soldados em campos de batalha, uma vez que com o exoesqueleto militar é possível fazer muito menos esforço ao carregar peso por muito tempo.

Para se ter uma ideia, foi realizado um teste com um soldado carregando uma mochila grande durante 3 quilômetros, enquanto a energia consumida e o esforço muscular eram monitorados. Os resultados foram bastante surpreendentes.

O exoesqueleto da DARPA foi desenvolvido pelo Instituto Wyss, em Harvard. Para a sua construção, eles evitaram o uso de materiais pesados para tornar a objeto muito mais flexível daqueles que estamos acostumados a ver em feiras em robótica.

Existem diferentes tipos de exoesqueleto, sendo que alguns são para facilitar a locomoção do soldado, que funcionam como uma espécie de armaduras, mas há também aqueles criados para serem usados em campos de batalhas. Já esses, sim, podemos fazer melhor compreensão com base no filme O Homem de Ferro.

 Exoesqueleto da Copa

exoesqueleto

O cientista brasileiro Miguel Nicolelis conseguiu desenvolver sistemas de biofeedback, que permite controlar com o cérebro os membros robóticos.

A bola que foi tocada com a força do pensamento durante a Abertura da Copa, demandou um verdadeiro esforço de parte da equipe do cientista brasileiro.

Na época, o tempo de transmissão realizado pelas principais televisões para a apresentação do exoesqueleto teve uma repercussão negativa. Críticos chegaram a comentar que não foi dada a devido importância, uma vez que este trabalho foi desenvolvido com tecnologia brasileira.

Algumas características do exoesqueleto militar da DARPA

  • Soldados tem a capacidade de levar objetos de 90 quilos sem sofrimento
  • Possibilidade de correr por horas e horas de forma incansável
  • Redução de impacto para o soldado, distribuindo o peso pelo corpo
  • Proteção para partes que mais sofrem em combate: joelhoes calcanhares.
  • Minimiza os impactos e evita o cansaço muscular

A DARPA – Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa também tem trabalhado em diferentes tecnologias que não abrangem somente o mercado militar.

O mais interessante é que, geralmente, as construções e tecnologias militares sempre podem beneficiar, mais tarde, os seres humanos, como podemos observar brevemente na abertura da Copa do Mundo de 2014.

 

E-Militar na Black weekend, aproveite!

capablack-weekend2

Já imaginou poder comprar os melhores produtos disponíveis na E-Militar por um preço super bacana e barato? Essa é a chance que muitos consumidores têm quando chega a tão esperada Black Friday, a ação de vendas mais famosa do mundo.

A boa notícia é que a E-Militar preparou uma Black Friday super especial para todos os clientes aproveitarem o dia de preços baratos: tem bota tática, luva, spray de autodefesa, lanterna, entre muitos outros. E sabe o melhor de tudo? É que não será apenas um dia com ofertas, mas sim a semana toda. Você precisa conferir a Black Weekend da E-Militar.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de alguns dos produtos que estarão em promoção em nossa loja virtual, e também em nossa loja física. Aliás, se você quiser aproveitar para nos fazer uma visita, anote agora nosso endereço. Estamos esperando você!

  • Rua Campos Sales, número 496, bairro Calafate

Mas antes de falar um pouco sobre os produtos da Black Friday, vamos conhecer um pouco sobre como tudo começou em uma das datas mais marcantes e esperadas do comércio.

Sobre a Black Friday

A Black Friday surgiu em 2005 quando a polícia da Filadélfia, nos Estados Unidos, acabou nomeando a data depois do famoso feriado de Ação de Graças, muito aguardado e esperado pelos americanos.

A ideia da Black Friday era fazer um dia de mega liquidação para acabar com os estoques, dando início a uma nova temporada de compras e novos produtos, com a proximidade do Natal, em dezembro.

Há ainda especulações de que a Black Friday tenha sido criada por uma associação da crise financeira que ocorreu em 1869, nos Estados Unidos.

A verdade é que, desde então, o termo Black Friday nunca mais foi esquecido. Porém, foi somente em 2010 que esse dia de promoções chegou ao Brasil, quando aconteceu a primeira edição.

Geralmente, no dia da Black Friday muitos estabelecimentos optam por abrir mais cedo, facilitando assim a rotina dos consumidores para que todos possam participar e garantir os produtos com desconto.

Principais países que realizam a Black Friday

  • Estados Unidos
  • Reino Unido
  • Brasil
  • Paraguai
  • Canadá
  • Portugal
  • Austrália

Confira agora alguns dos principais produtos que você poderá encontrar na Black Weekend da E-Militar e compre já com desconto!

imagem_site

Bota Legacy Dry Guartelá

Estava de olho nesta bota Legacy Dry Guartelá? A chance é agora, pois você irá pagar apenas 499,90 reais! Preço antes da Black Friday? R$595,00!

Vale lembrar que nas compras em boleto você ganha mais 5% de desconto.

3_1

 

Luva tática

Como anda seus equipamentos táticos? Está precisando trocar de luva? Em nossa Black Weekend você compra com 80% de desconto uma das luvas tácticas mais utilizadas e conceituadas do mercado: de R$ 306,00 pague apenas R$ 61,00!

Essa é a sua chance de garantir o melhor preço em um produto excelente para o seu dia a dia como militar!

defende_rosa_hd

Defende Ela

Outro item que estará em promoção na Black Weekend da E-Militar é o Spray líquido em névoa Defende Ela, de R$115,78 por R$ 86,83! Aproveite agora esses 25% de desconto!

captura_de_tela_2016-04-19_a_s_18-46-02

Calça tática Ripstop Arrest Desert

Você não pode perder essa chance de comprar essa calça tática Ripstop Arrest Desert. Produto de altíssima qualidade e material resistente! Garanta a sua com 30% de desconto na Black Weekend da E-Militar, compre já!

lanterna_tactica_eliteq51

Lanterna Tactical Elite

Uma boa lanterna é sempre útil na rotina do militar, não é verdade? A Lanterna Tactical Elite Q5 estará com 25% de desconto na Black Weekend da E-Militar!  Compre já e fique preparado para suas missões!

Lembrando que a Black Weekend da E-Militar para todos os produtos do site começa dia 25 vai até o dia 27, com muitas promoções especiais para você.

Os principais equipamentos de segurança para militares

1411b

Para enfrentar situações adversas e estar bem preparado para as missões, os militares dependem não somente de um bom preparo físico e psicológico. Os equipamentos de segurança são essenciais nessa missão, que é o dia a dia dos soldados.

Imagine o quanto pode ser difícil invadir favelas, agir rapidamente quando é necessário desarmar o inimigo, ou negociar resgastes… Exatamente pelo cotidiano repleto de desafios, cabe ao militar saber se proteger da melhor maneira possível.

E pensando em facilitar sua escolha na hora de adquirir determinados equipamentos, a E-Militar disponibiliza uma série de acessórios, botas, coletes e itens de defesa pessoal.

Toda profissão tem seu risco, mas sem dúvida a de policial é uma das mais perigosas e tensas. É preciso muito treinamento e preparo psicológico, além de equipamentos fundamentais para exercer a profissão de forma segura.

 

  • Coletes
  • Visores noturnos
  • Rádios comunicadores
  • GPS
  • Câmeras
  • Botas e coturnos
  • Capas para colete
  • Vestimenta camuflada
  • Lanternas
  • Canivetes
  • Luz química
  • Joelheiras e cotoveleiras
  • Bolsas e mochilas
  • Porta algemas
  • Entre outros

 

Como você pode ver, muitos equipamentos são necessários para proteger o militar no dia a dia. Vamos conferir alguns deles disponíveis na loja virtual da E-Militar.

Defende Ela

O Defende Ela é um Spray líquido em névoa que custa R$99,00, mas que pode ser dividido em até 3x de R$33,00 na loja da E-Militar.

É um item de segurança não letal, produzido com óleos vegetais, conta com dispositivo de proteção contra disparos acidentais.

Podendo alcançar até 2,5 metros, o Defende Ela conta com jato em formato de cone, solvente inerte e não-inflamável. Utilizado como acessório de defesa pessoal, ele é totalmente inofensivo à camada de ozônio, mas causa grande sensação de asfixia e ardência nas mucosas.

O objetivo do Defende Ela é desmoralizar o agressor e permitir a fuga da vítima.

Calça Atacs Forhonor

Produzida em tecido rip stop a-tacs, calça Calça Atacs Forhonor é um  Produto Oficial Licenciado e fabricado nos Estados Unidos, composto por 65% poliéster e 35% algodão.

Além de super estilosas, é bastante confortável e protege a pele do militar nas mais difíceis missões. Na loja da E-Militar você encontra a Calça Atacs Forhonor por R$459,00, com possibilidade de parcelamento até 76,50 sem juros.

 Luva Tática anti chamas

maxresdefault

Procura uma luva tática anti chamas para se proteger de forma muito mais eficaz e segura? A loja da E-Militar conta com modelos de luvas táticas, que fazem parte dos Equipamento de Proteção Individual que todo policial precisa ter.

Confeccionada em tecido resistente à chama, este modelo possui uma segunda camada de couro para proporcionar proteção adicional, e conta com malha tecida com filamentos de para-aramida, que fornece proteção contra cortes e temperaturas de até aproximadamente 370ºC. Você pode comprar este modelo de luva por apenas 306 reais, ou em 6x de R$51,00 sem juros.

 Montana Dry Guartelá

Um modelo de bota moderno e muito estiloso que oferece a tecnologia necessária para o dia a dia do policial. Esta bota tática tem solado tratado, é indicada para patrulhamento, policiamento ostensivo, carceragem e uniformização.

Tem couro integral com tratamento hidrofugado, resistente à penetração de água, com manta de isolamento térmico e áreas de articulação, proporcionando mais conforto durante as ações. O modelo Montana Dry Guartelá está em promoção, de 484 por R$430,50.

 Equipamentos para a prática de Airsoft

Outro destaque na loja da E-Militar é a seção de produtos para a prática de Airsoft, que conta com baterias e carregadores, munições e os equipamentos de segurança necessários para o esporte.

Quer saber mais sobre os equipamentos de segurança para militares ou tirar outras dúvidas? A equipe da E-Militar está sempre de prontidão para atender você. Se preferir, venha fazer uma visita em nossa loja física: Rua Campos Sales, 496, Calafate, Belo Horizonte.